Série Segundo o Coração de Deus

Um coração inteiro.

14 junho, 2020

Enquanto lê, ouça ‘Te amo Señor’ – Majo y Dan (ouça aqui).

Nós sempre procuramos culpar os nossos inimigos diante das nossas faltas, das nossas quedas e frustrações, mas precisamos perceber que há um vilão muito maior: o nosso coração.

Ele cria ídolos, levanta altares, adora a outros deuses, adora a si próprio, muitas vezes soberbo, orgulhoso e prepotente. Outras vezes é intolerante, autossuficiente e com uma imensa confiança própria. Assustador!

Quem diria que haveria espaço para tanta maldade dentro de seres tão limitados como nós? Jeremias 17:9 vai nos falar o seguinte:

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?

Isto prova de que nós não somos bons e nem temos um coração agradável e louvável. Istp prova de que somos terrivelmente corruptíveis, mas o texto continua e diz que o Senhor esquadrinha o coração.

Há duas coisas terríveis aqui: a primeira é que seu coração não é bom, a segunda é que Deus conhece o seu coração, isso mesmo, Deus conhece perfeitamente o seu coração e se você O conhecesse na proporção que Deus o conhece, talvez não iria gostar de saber nada sobre você.
Mas como o Todo Poderoso pode insistir tanto em corações caídos? É simples: Deus não vê como o homem vê.

Em 1 Samuel 16:17, está escrito assim:

Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.

Deus não olhou para a maldade do coração de Davi, mas para a integridade do coração diante dEle, para a sinceridade de um servo diante de seu Senhor. É assim que está escrito em 1 Reis 9:4a:

E se tu andares perante mim como andou Davi, teu pai, com integridade de coração e com sinceridade.

Davi não estava livre de um coração corrupto e enganoso, mas ele tinha um coração inteiro diante do Senhor e esse é o começo para ter o coração transformado por Deus.

Sabe qual é a pessoa segundo o coração de Deus? Aquela que apresenta um coração inteiro a ele.

O segredo de Davi não estava nas riquezas do seu Reino, nem na sua capacidade, o segredo de Davi estava no coração. O segredo de Davi era a disposição do coração diante de Deus, até que o Senhor pudesse livrá-lo de sua própria maldade, pois a sua força era pequena para vencer a si mesmo. Aqui está a necessidade de um homem ser vencido por Deus, pois o seu coração é tão enganoso que somente alguém Invencível poderia vencê-lo.

Quantas vezes você se frustrou na caminhada tentando lutar contra o seu ‘eu’? Quantas vezes você chorou porque caiu e não conseguia entender a sua conduta? Deixa Deus vencê-lo, deixa Deus prevalecer contra você.

Davi pecou, mas arrependeu-se.

Davi reconheceu o que havia feito, a sua inteireza de coração o fazia reconhecer que a Presença de Deus era tudo que importava a um pecador. É por isso que ele clama: Não me afastes da tua Presença, nem me retires o teu Santo Espírito. Reconhecia que o único lugar onde há esperança para um Homem ser segundo o coração de Deus, é onde o próprio Deus está. É na Presença dEle!

Reconheça a dureza do seu coração, as desculpas que ele declarado para não se submeter a Deus, a idolatria tão latente que há nele e as intenções distantes do Senhor. Peça hoje a Deus um coração inteiro para entregar a Ele, um coração sincero e inteiro, que não mede esforços para ser e fazer tudo que o Senhor pedir.

O coração que agrada a Deus custa dor para ser obtido, pois o coração que agrada a Deus é o coração dEle! Que o Pai conceda a cada um de nós essa a alegria de sermos integralmente dependentes da presença dEle, e que Ele nos conceda a Graça para nos tornarmos pessoas segundo o Seu Coração.

Que Deus nos abençoe em nome de Jesus Cristo.

Giovanna Vianna.

Deus ama tanto as palavras, que deu aos homens a habilidade da escrita.

Comentários

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply