Futuro Vida Cristã

Entre tantos sonhos. – Ep. 03

17 abril, 2020

Enquanto lê, ouça ‘I Don’t Have Much’ – Mission House (ouça aqui).

O futuro faz morada entre tantos sonhos, e disto não podemos discordar. Se pudéssemos conversar, e espero que isto aconteça, eu lhe perguntaria, qual o seu sonho para hoje? é bem provável que sua resposta não seja imediata, pois costumamos atribuir aos sonhos o verbo acontecerá, e quase nunca, acontecendo.

Afinal, onde nascem os sonhos? qual a razão deles existirem?

É tão empolgante descobrir as verdades bíblicas deixadas por nosso Deus como resposta aos nossos muitos porquês.

Nossas respostas foram registradas por Salomão, no capítulo 5 do livro de Eclesiastes:

Não seja precipitado de lábios, nem apressado de coração para fazer promessas diante de Deus. Ec 5: 2a.

Das muitas ocupações brotam sonhos. Ec 5: 3a.

Os lábios precipitados se apressam na construção dos sonhos. Sonhos gerados fora do lugar de oração. Sonhos não levados ao altar da renúncia. E estes mesmos sonhos na precipitação do falar, encontram lugar no coração, e acabam criando expectativas que possuem uma enorme probabilidade de serem frustradas.

E as orações de submissão à perfeita vontade de Deus são substituídas por orações de convencimento a Deus. Inúmeras tentativas de convence-lo de que os sonhos planejados pelo apressado coração, em uma precipitação do falar revelam futuro perfeito. Pv 29:20.

O coração apressado na busca pela satisfação própria e imediata, acaba abrindo mão da vontade perfeita de Deus, deixando sequelas em um coração que deveria buscar a sabedoria.

Um coração sábio sabe a hora certa e a maneira certa de agir. Ec 8:5. O coração apressado está fadado a escolher os sonhos que não correspondem aos sonhos do coração de Deus.

Nossas ocupações e nossas referências não podem comprometer a genuína busca pelos sonhos que foram gerados em um lugar de oração, dependência e revelação da Sua palavra.

Como temos vividos dias, em que raros são os momentos que a nossa mente se percebe a não pensar em nada. Estamos quase sempre ocupados, entregando nossos olhos a ver, nossos ouvidos a escutar, nossa mente a pensar. São tantas distrações que nos falta o tempo de qualidade dedicado a ouvir a opinião de Deus a respeito dos sonhos que estamos construindo.

Mas, o Senhor nos dá um conselho:

Em meio a tantos sonhos absurdos e conversas inúteis, tenha temor de Deus. Ec. 5:7

Há se nós pudéssemos deter o apressado coração, e no lugar da pressa, buscarmos temer e obedecer a Deus. A Bíblia nos revela que quando nosso coração possui disposição a temer e obedecer ao Senhor, tudo irá bem. Dt 5:29.

O Senhor deseja compartilhar com o nosso apressado coração, os sonhos que estão no coração dEle, mas para que isto aconteça precisamos fazer morrer os sonhos que foram gerados no interior de um coração precipitado e ansioso.

Ao invés de estarmos sempre ocupados com distrações que não poderão tornar reais estes sonhos já planejados por Ele, podemos caminhar em direção a um coração que se alegra quando estar a ouvir Deus, a sentir sua presença e a viver os Seus planos.

Quando nosso coração encontra alegria em Deus, no hoje com Ele, seremos cheios de esperança e confiança no futuro que será vivido juntamente com Ele. Rm 15:13.

Não vale à pena viver sonhos, sem a companhia de Deus. Os sonhos mais significantes foram gerados primeiro no coração dEle. Busque por Ele, e Ele encherá seu coração de expectativas que não serão frustradas, pois os planos de Deus, jamais serão frustrados.

Não se precipite em buscar sonhos gerados na pressa do coração e em conversa inúteis. Não valerá à pena.

Oro para que os sonhos de Deus se tornem reais em sua jornada, afinal os sonhos existem para revelar ao mundo a beleza das histórias escritas por Deus.

Com amor em Cristo Jesus.

Priscilla Patricio Souza.

Comentários

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply